terça-feira, 28 de julho de 2015

MOSES SERÁ CIDADÃO DE CAMPOS SALES.



CAMPOS SALES (CEARÁ)
ORIGEM: WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE.

 
Município de Campos Sales
Aniversário
29 de julho
Fundação
1899 (116 anos)
Gentílico
campos-salense
Prefeito(a)
Moésio Loiola de Melo (PSD[1] )
(2013–2016)
Localização
Unidade federativa
Descrição: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2e/Bandeira_do_Cear%C3%A1.svg/20px-Bandeira_do_Cear%C3%A1.svg.pngCeará
Mesorregião
Sul Cearense IBGE/2008 [2]
Microrregião
Chapada do Araripe IBGE/2008 [2]
Municípios limítrofes
Norte: Aiuaba, Leste: Antonina do Norte ,Potengi e Assaré Sul: Salitre, Oeste: Fronteiras e Pio IX (ambos no estado do Piauí)
Distância até a capital
596 km
Características geográficas
Área
1 082,771 km² [3]
População
26 510 hab. IBGE/2010[4]
Densidade
24,48 hab./km²
Altitude
567 m
Clima
Tropical quente semiárido
Fuso horário
UTC−3
Indicadores
IDH-M
0,655 médio PNUD/2000 [5]
PIB
R$ 88 377,723 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita
R$ 3 352,85 IBGE/2008[6]


Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na microrregião da Chapada do Araripe, mesorregião do Sul Cearense. Tem 26 270 habitantes (2003) e 1082,77 km².
Na cidade se encontra o túmulo de D.Bárbara Pereira de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, mãe do político Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar.[7]

ETIMOLOGIA = O topônimo Campos Sales é uma alusão do quarto presidente da República Federativa do Brasil, Manoel Ferraz de Campos Sales. Sua denominação original era Várzea das Vacas, depois Várzea da Vaca e Nova Roma (em homenagem a alguns imigrantes italianos que por lá viviam na época em que era vila) e desde 1933, Campos Sales.[7]

HISTÓRIA = Nas terras localizada ao oeste da Chapada do Araripe, viviam várias etnias tais como os índios Kariri,[8] antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII.
Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os desencadearam e os agruparam em aldeamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.
A busca do metal precioso trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.
Deste contexto surge Campos Sales, um núcleo urbano que cresce ao redor da fazenda Várzea das Vacas e que consolidou-se como centro comercial devido a sua proximidade com o Piauí.
Em 31 de Janeiro de 1991 por volta das 22:00 h, alguns agricultores presenciaram a queda de um meteorito de categoria Contrito (L5) pesando 3,5 kg batizado de Campos Sales nas coordenadas: 7°02' S; 40°10' W nas proximidades do distrito de Calderão mais preciso na localidade de Poço Redondo cerca de 16 km da sede do Município. Esse fato, passa a ser de grande importância para a Astronomia e no campo da pesquisa de meteoritos extraterrenos que são registrados todos os anos. E hoje uma pequena quantidade está no Museu Nacional no Rio de Janeiro. fonte: CAPO - Clube de Astronomia Pesquisa e Observação de Campos Sales [9] [10]

POLÍTICA = O ATUAL PREFEITO É MOÉSIO LOIOLA DE MELO. A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL LOCALIZA-SE NA SEDE: TRAVESSA SUL, 440, CENTRO, CEP:63150-000, CAMPOS SALES-CE.

SUBDIVISÃO = O município é dividido em 6 distritos: Campos Sales(sede), Barão de Aquiraz, Carmelópolis, Itaguá, Poço de Pedra, Monte Castelo e Quixariú.

GEOGRAFIA = Clima Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 650 mm [11] com chuvas concentradas de janeiro a abril.[12]

HIDROGRAFIA E RECURSOS HÍDRICOS = As principais fontes de água são os riachos: Conceição, Bastiões e Negro; e açude Poço de Pedra.

RELEVO E SOLOS = Situado ao lado sul da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar.As principais elevações são as serras Vermelha e Grande. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

VEGETAÇÃO = A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado. Dentro de sua área existe a Floresta Nacional do Araripe.

ECONOMIA = Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, mandioca, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústria: 21(uma de madeira, uma de material de transporte, quatro metalúrgicas, duas editorial e gráfica nas quais sendo; gráfica Neo Print impressão digital e EDJET Gráfica, uma química, seis do mobiliário, quatro de produtos alimentares, duas de produtos minerais não metálicos, e duas de vestuário, calçados e artigos de tecidos couro e peles).

CULTURA = Os principais eventos culturais são as festas da padroeira, festival junino, Nossa Senhora da Penha e o aniversário do município de 26 a 29 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário