Traquéia artificial, usada na cirurgia |
Este marco aconteceu no hospital da Universidade Karolinska, na Suécia, e o paciente diagnosticado com câncer recebeu uma nova traquéia totalmente produzida artificialmente, sendo o primeiro transplante de um órgão totalmente sintético da história.
A substituição foi da área onde o paciente estava com as células cancerígenas instaladas e há uma vantagem gigantesca com um procedimento destes, já que a taxa de rejeição do novo órgão é exatamente nulo e não é necessário ficar em uma fila na espera de um doador, o que pode levar anos. Este novo procedimento pode praticamente eliminar a fila de espera e até os óbitos relacionados à esta espera.
A invenção da nova traquéia foi liderada pela Universidade College London, que mapearam a traquéia original do paciente e criaram uma espécie de molde onde foram inseridas células tronco do próprio paciente, para que fizessem o resto na construção deste novo órgão. Todo procedimento de “nascimento” da traquéia nova levou dois dias. Este procedimento foi tão bem feito que deu um resultado tão positivo, que a mesma equipe pretende criar outra para um bebê que teve uma má formação congênita da sua própria. Nós esperamos que este método de transplante possa chegar em todo o planeta e com valores acessíveis, já que seus benefícios são muito maiores do que os métodos tradicionais de transplante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário