O IPECE lançou o Informe 10, analisando um conjunto de dados relativos às condições de educação, renda e infraestrutura domiciliar para os 184 municípios cearenses para os anos de 2000 e 2010. O estudo permitiu mapear e avaliar a evolução espaço-temporal do contingente populacional dos municípios, assim como da taxa de analfabetismo das pessoas com 15 ou mais anos de idade e da renda domiciliar per capita. No tocante a infraestrutura domiciliar, foram mapeados indicadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e energia elétrica.
Especificamente para a taxa de analfabetismo, o indicador representa o quociente entre a população analfabeta e a população total de um mesmo grupo etário. Devido ao uso desse indicador, foram considerados os dados referentes às pessoas com 15 anos ou mais de idade, o que torna a análise realizada no documento comparável com a maioria dos textos da literatura sobre o tema e com indicadores de taxa de analfabetismo calculados para censos anteriores, tonando, dessa forma, a comparação mais direta.
Em relação à população com 15 anos ou mais de idade no Estado do Ceará, tem-se que das 6,2 milhões de pessoas nessa faixa etária, 5,08 milhões são consideradas alfabetizadas, o que corresponde a uma proporção de 81,2%. Nesse mesmo grupo etário, nas áreas urbanas 85,8% são alfabetizados e nas áreas rurais essa proporção é reduzida para 66,8%. Em 2000, tinha-se que dos 4,9 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade, 3,6 milhões eram alfabetizadas, um percentual de 73,5%. A porcentagem de pessoas alfabetizadas era de 79,7% nas áreas urbanas e de 56,2% nas áreas rurais.
Em 2010, os municípios com as menores taxas de analfabetismo foram Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú, Caucaia e Eusébio.
Através dos mapas temáticos, podem-se visualizar os municípios em melhores ou piores condições para o indicador. Os mesmos podem auxiliar a elaboração e a avaliação das políticas públicas, na perspectiva de contribuir na formulação de estratégias de desenvolvimento voltadas para a melhora da qualidade de vida da população cearense.
O Informe 10 pode ser consultado no link abaixo.
Fonte: Blog do Ipece
Nenhum comentário:
Postar um comentário