quinta-feira, 14 de abril de 2011

Elementos para entender o caos no trânsito de Sobral !!



       Foto: sobralemrevista

No período de 2000 a 2010 a frota de veículos em Sobral, segundo dados do Detran-Ce, saiu de 19.755 para 52.868 veículos, o que significa que em 10 anos, a frota de véiculos em Sobral praticamente triplicou. Isto sem falar nas bicicletas e carroças que circulam pela cidade.

Se levarmos em conta que Sobral é uma cidade pólo, em função dos campus universitários e dos hospitais de referência para a região, há um aumento significativo desta frota diariamente, com veículos de outras cidades que se deslocam até Sobral.

Neste mesmo período a malha viária de Sobral cresceu na mesma proporção ?? Quantas novas linhas de ônibus coletivo foram instaladas na cidade neste período?? Quantos estudos técnicos foram realizados para instalação de semáforos e definição de vias de mão dupla e única?? Quantos engenheiros de tráfego trabalham na autarquia de trânsito de Sobral??

Talvez a resposta a estas questões possam nos ajudar a entender melhor a situação e encontrar caminhos para melhorar o trânsito de Sobral.

Um comentário:

  1. Nos útimos 15 anos Sobral tem passado por transformações modificadoras da vida de todas as populações do interior do Noroeste cearense que buscam essa cidade. O crescimento revelou a falta de planejamento em alguns setores, principalmente o trânsito. Senão vejamos o exemplo da proliferação de cursos de nível superior.Com eles aumentou o fluxo de ônibus no trânsito entre as diversas instituições de ensino superior de Sobral te tal forma que o engarrafamento em diversos pontos é inevitável. A AV. da Universidade virou um beco e revelou que antes dos impreendimentos particulares que lá estão, o município deveria ter planejado a duplicação da avenida. Sem falar que por lá acontecem todas as movimentações da GRENDENE. Outra coisa, a escuridão e a fedentina dão sinais de abandono por parte do poder público municipal. Ante o caos já desenhado, nossa Princesa corre sérios riscos de esgotamento.

    ResponderExcluir